quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Técnica Vocal - Yodel

Sobre o Yodel


Canto tirolês, Yodel nos Alpes, Yodel em outras culturas

O Yodel, em jodeln alemão, é uma forma de canto em que o performer fazer uma grande mudança no tom de seu alcance vocal, movendo-se rapidamente a partir de um tom baixo para um tom alto, gerando um som melódico característico, com altos e baixos tonal.
É uma canção sem palavras soam apenas suporta gestos. O nome é onomatopéica e procede expressões sem sentido que o cantor usados ​​como "hodaro", "yohodraehó", "iohodraehó", "holadaittijô" e outros.
O Yodel é típico dos países europeus da região dos Alpes, onde é uma tradição importante, mas você pode encontrar outros estilos de cantar com uma técnica semelhante em diferentes culturas ao redor do mundo.

Yodel nos Alpes

O Yodel é originária dos países alpinos. Fora da faixa também existe na Alemanha, nas montanhas do Harz e Erzgebirge. Sua origem encontra-se nos gritos da chamada das montanhas emitidos para se comunicar com os seus rebanhos ou cidades vizinhas gado. Essas canções, com o tempo, tornou-se uma forma de expressão musical e se tornou parte do folclore da região. A primeira menção das datas yodel conhecidos de 1545. Hoje, o Yodel ainda é um elemento importante da Alpine identidade cultural.
A interpretação da música varia de acordo com a região. O Yodel Suíça, por exemplo, muitas vezes tomam a forma de um canto coral polifônico, lenta e relaxada. No Tirol, no entanto, é muitas vezes a interpretação mais viva, ao ritmo da dança, por um solista ou um pequeno grupo.
Os alemães levaram os emigrantes jodeln para os Estados Unidos, onde foi misturado com a tradição balada irlandesa criar um certo tipo de música country e influências yodeling.
Jodeln compositor mais conhecido nos Alpes da Baviera é Franzl intérprete Lang. O cantor e guitarrista belga estilo country Bobbejaan, que empregava o Yodel, tornou-se popular na década de 60 em todos os países de língua alemã. Em os EUA, devido à penetração de tiroleses na música country, há muitos intérpretes desta técnica vocal e também deixou uma influência significativa sobre estilos como o country e blues.
Um Yodel coleção quase completa foi desenvolvido em 1902 por Josef Pommer em um livro intitulado: 444 Jodl und Juchezer.

Yodel em outras culturas

Esta técnica vocal não é apenas cumes alpinos. Outras tradições desenvolveram diferentes estilos culturalmente afins. Na música tradicional georgiano há krimanchuli um canto ornamental e sem sentido ostinato jodeln lembra. Os pigmeus da África Central usou esta técnica para produzir canções polifônicas. Pastores noruegueses usar uma chamada para o gado, o külning, similar ao canto.
Ele é frequentemente usado em canções americanas de bluegrass e country, assim como de blues e hillbilly. No jazz Leon Thomas empregou. O cantor de soul Aaron Neville usou um vibrato estilo muito incomum.
Cantores pop como Jewel, Shania Twain, Elizabeth Fraser, Sinead O'Connor, Dolores O'Riordan, Alanis Morissette, Meredith Brooks, Sarah McLachlan, Sheryl Crow e Dido também mostraram influências jodeln em seus estilos vocais.
Algumas bandas de rock como vocalista Thijs van Leer, Alex Band, Chris Martin e Kurt Cobain usou o Yodel em algumas de suas canções. O cantor indiano Kishore Kumar, famoso no cinema mundial Bolliwood, canta neste estilo em algumas de suas canções.
A marca global tem duração jodeln de um canadense chamado Donn Reynolds, que conseguiu cantar durante 7 horas e 29 minutos.

Na técnica vocal, nossa voz é dividida em “registros”, que são as diferentes maneiras de produzir o som ao cantar. Para formas diferentes de produção de som, o cantor atinge timbres e tessituras diferentes. Em alguns registros é possível conseguir notas muito mais agudas que na voz “normal”, como é o caso do falsete.
O yodel é uma técnica de canto que consiste, basicamente, no cantor trocar o registro em que está cantando rapidamente, do registro “de peito” para o registro “falsete” (ou falsetto), criando uma alternância rápida entre nota grave/nota aguda.
Como o falsete permite ao cantor atingir notas mais agudas do que nos outros registros, ao fazer essa troca rápida entre “regiões” de voz, o cantor consegue inserir, no meio de uma frase musical, algumas notas muito mais agudas se comparadas às outras da frase, criando desenhos muito ricos e que seriam impossíveis de ser feitos apenas em um registro vocal.
Agora, o mais interessante é como essa técnica é utilizada de maneiras diferentes ao redor do mundo. Vejam que curioso como culturas tão distintas podem se tocar em alguns momentos.
Franzl Lang



Alguns cantores de música Pop também fazem uso da técnica, apesar de o fazerem de maneira muito mais simples. É o caso de Bono Voz, John Mayer e outros.




Cachorro que não late, mas vocaliza o Yodel, muito interessante!!!



Site Yodel Course: 
http://www.yodelcourse.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário